quarta-feira, 1 de novembro de 2017

I SEMANA REGIONAL DE ARTE ESPÍRITA JÁ TEM DATA DEFINIDA

No período de 30 de de Setembro a 08 de Outubro de 2017  artistas espíritas de todo o Brasil vibraram em uníssono na II SEMANA NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA. Segundo a ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas, o evento contou com a participação de mais de 250 grupos artísticos espíritas e 191 artistas solos, em 122 cidades e 23 Unidades da Federação, envolvendo aproximadamente dois mil artistas espíritas por todo o país.  Estes números representam parcela de um montante ainda maior de companheiros envolvidos com a prática artística espírita no Brasil, comprometidos com o belo e com a riqueza do Espiritismo, fortalecendo a divulgação doutrinária, seu próprio crescimento pessoal como espírito imortal e a formação de uma cultura artístico espírita na sociedade.
Minas Gerais contou com nove cidades participantes – Belo Horizonte, Sabará, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo e Vespasiano.
O momento foi muito importante para o estado, pois além das apresentações artísticas, contou-se ao todo com 46 palestras, além de 1 seminário sobre o tema.  A arte espírita, foi apresentada às instituições espíritas tendo por base as Obras da Codificação e obras notoriamente reconhecidas pela doutrina espírita. Tema raramente abordado em estudos e palestras, surpreendeu a maioria das casas com a quantidade de material sobre o tema nas obras acima mencionadas, além lançar um olhar especial para o conteúdo robusto apresentado na Revista Espírita sobre a arte.
Belo Horizonte e Região na II Semana Nacional de Arte Espírita
Belo Horizonte contou com a participação de 22 centros espíritas, que juntamente com as demais localidades somaram-se 39 instituições no estado de Minas Gerais.
Foram 134 intervenções no estado, sendo 46 palestras e 88 apresentações artísticas – música, dança, teatro, poesia e artes plásticas.
Em Belo Horizonte, foram registradas 33 palestras, aproximadamente 51 apresentações artísticas, 1 Sarau, 1 oficina, 1 mostra musical, 1 seminário e trabalho com aproximadamente 14 turmas de evangelização.
Ribeirão das Neves contou com 4 palestras e apresentações aproximadamente e 2 oficinas de artes para evangelização espírita infantil.
Em Contagem foram 5 palestras e 4 apresentações artísticas.
Conselheiro Lafaiete participou com 3 apresentações artísticas de dança e música e Ouro Branco com três apresentações das mesmas linguagens.
Nova Lima, Pedro Leopoldo, Vespasiano e Sabará participaram todos com no mínimo um estudo e uma apresentação artística.
Para o ano de 2018 a AME – Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte já prepara a I Semana Regional de Arte Espírita que já conta com a adesão de outras localidades. Acontecerá na semana de 21 a 30 de Setembro de 2018.
O evento já está sendo divulgado para que entre no calendário das casas espíritas locais e da região. Marque no seu calendário e participe deste momento que contará com várias ações durante todo o ano – capacitações, palestras, entre outros, culminando com a I Semana Regional de Arte Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário