domingo, 26 de abril de 2009

EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA FACULDADE DE MEDICINA DA USP



Recebi a divulgação deste evento da FMUSP. Não se trata de um evento espírita, mas é do interesse da comunidade espírita.


"A discussão sobre a morte e como se preparar para enfrentá-la é o tema de um curso de extensão universitária que a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) ministra este ano, tanto para os profissionais de saúde quanto para o público leigo. “Tanatologia – Educação para a Morte – Uma Abordagem Plural e Interdisciplinar” é promovido pela Disciplina de Emergências Clínicas, por meio do seu Centro de Estudos Prof. Antônio dos Santos Rocha. “Do mesmo jeito que somos cuidados ao nascer, devemos ser cuidados no morrer”, preconiza o Prof. Dr. Franklin Santana Santos, um dos coordenadores. Informações e inscrições no site
www.saudeeducacao.com.br.

Desde 2007, a FMUSP vem realizando o curso após constatar que a maioria das faculdades das áreas de saúde e humanas não contempla a temática da morte e do morrer nos seus conteúdos de graduação e pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu. Nos Estados Unidos, a realidade é bem diferente. Todas as 122 escolas médicas oferecem aulas sobre morte e morrer e em 94% delas os alunos conhecem os cuidados paliativos. Mas mesmo assim, a média de horas/aula em relação à carga horária total dos cursos é irrisória: cerca de 12 horas para morte e morrer e 9 horas em cuidados paliativos.

“Nós sabemos que a morte faz parte da rotina diária desses futuros profissionais. Na prática, observamos também o quanto esse despreparo e a não capacitação resultarão em angústia, sofrimento e dor psíquica, existencial e mesmo espiritual na vida desses médicos, enfermeiros e psicólogos, entre outros”, afirma o Prof. Dr. Franklin Santos. Segundo o Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco, titular de Emergências Clínicas, diante dessa realidade a FMUSP elaborou um projeto pedagógico de ensino e pesquisa com o intuito de preencher essa lacuna na formação profissional.

Além do curso de extensão, com 144 horas, que pode ser feito também a distância, a FMUSP criou dentro da pós-graduação a disciplina “Tanatologia – Educação para a Morte”, em nível de mestrado e doutorado. Foi aberta, ainda, uma linha de pesquisa em Tanatologia, e em breve será realizado um projeto piloto de assistência a pacientes terminais, familiares e profissionais. “Mas ainda entendemos que essa temática não pode ficar restrita exclusivamente ao meio acadêmico. Os responsáveis pela disciplina entendem que o assunto é de interesse de toda a sociedade e, por isso, promovem exposições, palestras e debates junto a todo o público”, afirma Franklin Santos.

“Discutir a morte é discutir a vida. Repensar nossos valores e afetos. É enriquecer a vida, potencializando-nos com aquilo que temos de melhor no presente da nossa finitude e nos projetando para a transcendência. A morte coloca o ser humano diante de questões essenciais, de perguntas profundas, que não podem ser escamoteadas pela discussão apenas de aspectos periféricos. Morrer bem, ter uma morte tranquila, sem dor e sofrimento, bem assistida, com amparo médico, social e familiar – tudo isso, sem dúvida, faz parte do processo educativo para a morte”, finaliza o Prof. Dr. Franklin Santana Santos. Fruto dos dois primeiros anos de atividade, a Disciplina de Tanatologia elaborou o livro “A Arte de Morrer – Visões Plurais” (vol. 1 e 2), que foi finalista do prêmio Jabuti 2008.

Serviço:

III Curso de Tanatologia – Educação para a Morte – Uma abordagem Plural e Interdisciplinar
Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas de saúde e humanas, e público em geral
Informações e inscrições on-line:
www.saudeeducacao.com.br
E-mail: contato@saudeeducacao.com.br
Fone/fax: (11) 2737-0041
Coordenação: Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco e Prof. Dr. Franklin Santana Santos"